Autoescola

MATIAS NUNES




Não se perca, venha para a Autoescola Matias Nunes 


Aqui você aprende sobre trânsito para a vida.










CNH-e 

Carteira de motorista agora no seu Celular 

a praticidade e segurança na palma da sua mão.








  Condutores de Santa Catarina podem acessar a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e) em seus smartphones a partir de 01/02/2018.O serviço funciona por meio de um aplicativo gratuito, que pode ser baixado pela Google Play Store e pela App Store. A adesão é opcional.

  A CNH-e armazena todas as informações da carteira impressa, garantindo a autenticidade do documento. Praticidade, segurança e comodidade para o condutor são algumas das vantagens da versão digital, cujo valor jurídico é o mesmo do documento impresso. A CNH-e só pode ser gerada para quem tem a última versão da CNH impressa, que conta com um QR Code na parte interna. O código está disponível nos documentos de habilitação emitidos a partir de 02 de maio de 2017.

  Antes de baixar o aplicativo, o condutor deve ter um número de celular e um endereço de e-mail cadastrados na base do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Para isso, as opções são as seguintes: cadastrá-las diretamente pelo site do Detran/SC Clique aqui para cadastrar o número do celular e email ou dirigir-se à Ciretran ou ao CFC de seu município para atualizar o número de celular e o endereço de e-mail, e após realizar um cadastro no Portal de Serviços do Denatran; ou, ainda, para quem possui certificação digital, comunicar todos os dados diretamente no Portal do Denatran.

  A versão impressa continuará sendo emitida normalmente, mas o condutor poderá dirigir apenas com a CNH-e. Nesse caso, deverá atentar para o funcionamento de seu smartphone, já que, para efeitos de fiscalização, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que a CNH não está sendo portada. O condutor será autuado com base no artigo 232 (conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório), uma infração leve que prevê multa de R$ 88,38, três pontos na CNH e retenção do veículo até a apresentação do documento.

  A CNH-e é acessível offline, sem necessidade de conexão wi-fi ou dados móveis habilitados.

 

infografico aprovado2

O que é CNH Digital? 

  A CNH-e ou CNH Digital é uma versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), instituída pela Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) 598/2016 e suas alterações. Tem o mesmo valor jurídico da versão impressa do documento de habilitação e pode ser acessada a partir de um aplicativo desenvolvido pelo Serpro, empresa de tecnologia da informação do Governo Federal, para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A solução já está disponível nas lojas da App Store e Play Store e armazena todas as informações da carteira impressa, inclusive foto e QRCode, garantindo autenticidade ao documento.

A validade da CNH-e será diferente da validade da CNH impressa? 

  A CNH-e tem a mesma validade do documento de habilitação impresso. 

Qual a diferença da CNH impressa e a CNH-e? 

  A única diferença entre as versões é que uma é documento físico e o outro é digital. A versão eletrônica possui a mesma validade jurídica da física.

É obrigatório ter CNH-e? 

  Não. É opcional. O condutor pode solicitar quando desejar. Quem não possuir a CNH-e pode seguir utilizando normalmente o documento de habilitação impresso.

Quem está no período permissionário (habilitado há menos de um ano e que ainda não emitiu a CNH Definitiva) pode fazer a CNH-e? 

  Sim. 

Quando começa a valer?

  A partir de 1º de julho de 2018 todos os Detrans deverão disponibilizar a versão da CNH Digital. 

Quando estará disponível aos condutores do Estado de Santa Catarina? 

  A partir de 01/07/2018.

É necessário seguir emitindo o documento físico de habilitação? 

  Sim. Por enquanto é obrigatória a emissão da CNH na versão impressa.

É preciso ter a CNH impressa com QR Code para fazer a CNHe? 

  Sim. O QR Code é um elemento que compõe a CNH-e, portanto é necessário que o documento físico já tenha o código, que fica localizado no verso da CNH. O QR Code passou a ser impresso nas CNHs emitidas a partir de 02/05/2017. 

Quando da realização de um serviço de habilitação posso optar somente pela emissão/geração eletrônica do documento de habilitação?

  Não. No momento é obrigatório emitir o documento físico e após, se desejado, o documento eletrônico. 

Quanto custará a CNH-e? 

  Não haverá custo adicional para a CNH-e. 

Ter CNH com QR Code é o único pré-requisito para gerar a CNH-e?

  Não. Também é necessário atualizar o número de telefone celular e endereço de e-mail junto ao Denatran. 

Posso informar/atualizar esses dados diretamente no Portal de Serviços do Denatran? 

  Somente se o condutor possuir certificado digital. Não tenho certificado digital. 

Como faço para atualizar esses dados (número de telefone celular e endereço de e-mail) junto ao Denatran?

  Você deverá se dirigir até uma Ciretran ou a um CFC de seu município, informar o seu telefone celular e e-mail, que automaticamente estes dados serão encaminhados pelo DETRAN ao DENATRAN. 

Minha CNH foi emitida antes de 02/05/2017 (sem QR Code), porém quero gerar uma CNH-e, o que devo fazer?

  Você deverá se dirigir até uma Ciretran ou a um Centro de Formação de Condutores (CFC) e solicitar emissão de 2º via do documento de habilitação, ou realizar outro serviço de habilitação que gere emissão do documento. A nova CNH já terá o QR Code. Já tenho CNH com QR Code e não necessito realizar nenhum serviço de habilitação. 

Somente quero atualizar os dados de número de telefone celular e endereço de e-mail para que seja possível solicitar a CNH-e, como faço? 

  Dirija-se a uma Ciretran ou a um CFC de seu município e solicite a atualização dos dados cadastrais (telefone celular e e-mail). Os dados em seu cadastro terão envio instantâneo ao Denatran. 

Como ter acesso à CNH-e? 

  São três situações distintas:

 1 – Condutor que tem CNH com QR Code e certificado digital (assinatura eletrônica) – acessar diretamente o site do Denatran e realizar o procedimento de cadastro*.

 2 – Condutor que tem CNH com QR Code sem certificado digital – acessar diretamente o site do Denatran e realizar o procedimento de cadastro (desde que já tenha cadastrado o número de telefone celular e endereço de e-mail). Caso contrário, deverá cadastrar o número de telefone celular e endereço de e-mail: dirigindo-se à Ciretran ou a um CFC de seu município e depois realizar o *cadastro no site do Denatran. 

 3 – Condutor que não tem CNH com QR Code – dirigir-se à Ciretran ou a um CFC e solicitar 2ª via da CNH ou outro serviço que emita documento, informar o número de telefone celular e e-mail e após realizar o *cadastro no site do Denatran.  

Como se cadastrar no Denatran? 

  Primeiro passo: 1-) Acessar o portal de serviços do Denatran no menu ‘usuários ‘ e efetuar o cadastro (https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br); 

 2-) Será enviado um e-mail para confirmação e ativação do cadastro; 

 3-) Confirmar o cadastro clicando no link recebido no e-mail;

 4-) No menu ‘usuários ‘, clicar em login e preencher CPF e Senha;

 5-) No menu ‘usuários’, na opção ‘meus dados’ completar o cadastro informando CNH, número de segurança da CNH e o número do celular;

 6-) No menu ‘CNH digital’ efetuar a adesão clicando no link ativação;

 7-) No menu ‘CNH digital’, clicar em código de ativação. Segundo passo: No celular 1-) Baixe o aplicativo da CNH Digital nas Lojas App Store - iTunes (iOS) e Play Store (Android) 2-) ao baixar o aplicativo digitar a senha do portal e CPF 3-) digitar o código ativação 4 -) Informar o PIN (pode ser qualquer número) e a CNH será exibida. 

E se o celular for roubado ou perdido? 

  O condutor deverá entrar no site do Denatran e bloquear a CNH-e. Quando tiver novo número de telefone, deverá procurar a Ciretran ou um CFC do seu município para cadastrar o novo número. Se mantiver o mesmo número de celular, basta voltar ao site do Denatran e desbloquear. 

Caso o condutor não esteja com a CNH física, estiver com a CNH-e no seu equipamento eletrônico, for parado numa blitz e o equipamento estiver sem bateria, pode ser multado? 

  Sim. A CNH é um documento de porte obrigatório. A partir do momento que o condutor optar por conduzir portando apenas a CNH-e, deverá ter ciência de que terá que manter o equipamento eletrônico com bateria e adequado funcionamento. 

Para efeitos de fiscalização, estar com a CNH-e em um equipamento descarregado, equivale a não portar o documento. Se não tiver wi-fi ou conexão com a internet no local da fiscalização? 

  A CNH-e permanece disponível off-line. Basta acessar o aplicativo, digitar a senha e apresentá-la. Mais informações diretamente no site do Denatran: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/faq/cnhdigital.


AUTOESCOLA MATIAS NUNES


PRIMEIRA HABILITAÇÃO 

Curso iniciando todos os meses e em todos os períodos.


TROCA DE PERMISSÃO

Traga seus documentos para que possamos emitir a PPD.


RENOVAÇÃO

Venha agendar seu exame médico.


ADIÇÃO DE CATEGORIA 

Melhores Instrutores para sua adição.


MUDANÇA DE CATEGORIA

Caminhão e Ônibus esperando por você.


PID - PERMISSÃO INTERNACIONAL

Sua permissão internacional para dirigir.